España-Portugal_ES+PT_FUND_RGB-01.png

COMUNICAÇÃO AQUA&AMBI

DESCRIÇÃO

O êxito e o impacto de um projeto inovador de cooperação transnacional dependem em grande medida das atividades de comunicação e difusão. Para isso, o partenariado de AQUA&AMBI assume o compromisso de realizar todas as ações de comunicação que se detalham a abaixo.


O cofinanciamento do projeto por parte do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa de Cooperação Territorial Espanha Portugal 2014 – 2020 (POCTEP) obrigam a considerar e respeitar a normativa vigente dos Fundos Europeus em concreto do FEDER, assim como a utilizar corretamente o emblema europeu e de la imagem corporativa do POCTEP 2014 - 2020.

AÇÕES

Acão 1 – Lançamento do Projeto


Seminário de presentação do projeto à sociedade em geral e ao público do sector no âmbito do projeto (sócios, responsáveis do Programa POCTEP, autoridades competentes do sector nos territórios participantes do projeto e de outras externas ao projeto, grupos profissionais e empresários do sector da atividade objeto do projeto e meios de comunicação. Este seminário de lançamento está previsto que se realize em
Portugal.


A Página web do projeto será um elemento central que serve não só para veicular informação direta, mas também como ferramenta de difusão e envio de outras matérias. Desta forma, poder-se-á utilizar la página web para convocar atos e acontecimentos, assim como para criar um aceso específico para a imprensa e os meios de comunicação o que facilitara o trabalho com este grupo destinatário. Em segundo lugar, mas não menos importante, cumpre – através de uma intranet segura de acesso restrito aos sócios do projeto – la função de comunicação interna entre los sócios. A criação da página web é da responsabilidade do Beneficiário AGAPA, que se encargará da sua gestão e atualização.


Para além disso, os sócios do projeto comprometem-se também a utilizar o link de acesso à web do projeto em outras iniciativas que se desenvolvam nas suas regiões.


O Material Promocional compõe-se de folhetos de difusão e outro material como papelaria, roll-ups, banners a usar durante eventos e atos oficiais. No que respeita aos folhetos/trípticos, trata-se de uma brochura para o público objetivo e a sociedade em geral e que faz uma apresentação breve das atividades do projeto. A sua realização será coordenada pelo líder que contará com as opiniões e sugestões dos restantes sócios. Concretamente está previsto fazerem-se 5 folhetos ao longo do projeto:


• 1 folheto geral com informação global sobre o projeto.
• 4 para cada una das atividades técnicas previstas (SIG, análise e identificação, investigação e formação).


De um modo geral, os folhetos incluirão, pelo menos: Logo do projeto, logo do POCTEP, logo UE e os logos dos sócios; uma visão geral do projeto, das seus objetivos e sócios; destacar la importância dos temas tratados; resultados e impactos esperados do projeto ou da atividade; detalhe das atividades destacadas; Possibilidade de contactar e/ou participar las organizações personas interessadas, em especial os empresários do sector pesqueiro, potências empreendedores, etc.


Ação 2 – Desenvolvimento do projeto
 

Pretende-se que o projeto tenha uma visibilidade constante através de publicidade efetuada às suas atividades, pela participação em eventos próprios e externos, pela publicidade a cursos e manuais, através da edição dos conteúdos de
manuais e guias, pela publicação de resultados científicos e apresentações em conferencias e pela atualização e visibilidade da sua página de internet.


Prevê-se, também, a realização de seminários para dar a conhecer as atividades de:


1. Transferência de resultados e metodologias do sistema de informação geográfica para as áreas de intertidais e de aquacultura nas zonas costeiras do Alentejo, Algarve e Andaluzia;


2. Comunicação na identificação dos indicadores que servem o desenvolvimento de uma política e um quadro regulamentar para a autorização e desenvolvimento de novos modelos de aquacultura sustentável.


Estes seminários terão lugar nos territórios que participam no projeto (província de Andaluzia, e regiões do Alentejo e Algarve).


O material de referência inclui, por um lado, as Publicações (comunicações em congresos, ...) que terão uma divulgação direcionada e por outro lado os Manuais Formativos (formato eletrónico ou PDF) que, ainda que não publicados, poderão servir como base documental ou material de trabalho para certos partes interessadas (decisores políticos, organismos e entidades de promoção económica e inovação noutras regiões, académicos, etc.). Todo este material poderá ser publicado na página de internet do projeto.


Outra das ferramentas fundamentais para promover o conhecimento, a valorização e a consciencialização da população em geral sobre a proteção e a conservação da biodiversidade e uma maneira ativa e comprometida é o voluntariado ambiental. Através da ação voluntária propicia-se um compromisso pessoal relativamente ao comportamento e atitudes respeitosas com o meio ambiente e a biodiversidade, criando-se um vínculo entre a cidadania e o meio que os rodeia.


Neste sentido, realizar-se-ão Campanhas de Voluntariado Ambiental em salinas da Baia de Cádis e da Ria Formosa.


Os objetivos destas campanhas serão: 1) fomentar o voluntariado e a ação voluntária como ferramenta de compromisso, capacidade de trabalho, altruísmo e sensibilidade em matéria de meio ambiente: 2) promover com base na ação voluntária, a recuperação de algumas estruturas principais das salinas e melhorar o regime hídrico; 3) sensibilizar e consciencializar sobre a importância da conservação e da recuperação do património.


Planeia-se realizar quatro campanhas: duas em Espanha e duas em Portugal.


Ação 3 – Encerramento do projeto
 

Será realizado um evento ou conferência final para expor e difundir publicamente os resultados obtidos durante o projeto. Neste evento estarão presentes todos os parceiros do projeto, outros especialistas e, de forma explicita, serão convidados os intervenientes em atividades concretas do projeto, os potenciais e reais beneficiários do projeto e os meios de comunicação. Durante o evento propomos a apresentação de um vídeo no qual se resumem os resultados obtidos e se melhorará a sustentabilidade dos conhecimentos e da técnica desenvolvidos.


O trabalho com os meios de comunicação é também um elemento importante. A realização de reuniões, grupos de trabalho, oficinas e seminários serão boas oportunidades para a realização de conferencias de impressa ou uma apresentação pública do projeto nos meios de comunicação social. Recomenda-se sempre a indicação da página web do projeto bem como o nome de um responsável e direção para contacto. É importante, assinalar, também, que se trata de um projeto financiado pela UE (FEDER) e pelo Programa POCTEP.

  • Facebook icono social